Minha experiência com o Nokia 3310 3G

Eu tive o antigo 3310, e confesso, gostava muito daquele celular. Praticamente inquebrável, tinha uma bateria que durava uma eternidade e funcionava muito bem para o que se propunha na época.

Usei ele unicamente, por muitos anos, até comprar um Iphone. E nesse tempo, fascinado por este salto tecnológico, tive Androids, Iphones, mas mantinha o meu velho 3310 como aparelho secundário.

Para minha enorme tristeza, perdi ele em um ônibus fretado, e nunca mais o vi. Ficou comigo de 2001 até meados de 2010 sem nunca dar sequer um problema …

Quando fiquei ciente do relançamento do Nokia 3310, em 2017, fiquei imediatamente tentado a comprá-lo por pura nostalgia. Mas não somente por isso.

A tempos que eu já tinha notado que, os Smartphones, e a capacidade de permanecer conectado o tempo todo, com seus aplicativos complexos e úteis, ao mesmo tempo que traziam inúmeras vantagens, tornaram-se uma espécie de prisão. Sua mente, tempo e alma é inteiramente absorvida pelo mundo digital.

Há momentos em que você quer … simplesmente se desconectar um pouco.

Acontece que, inevitavelmente, você pode precisar estar acessível através de uma ligação ou um SMS. E no caso dessa versão em 3G (o qual adquiri) você ainda pode acessar versões simples de sites e redes sociais,  através do Opera Mini, como Facebook e Twitter, com facilidade, caso precise.

E, minha opinião, é que o sistema operacional dele, por ser simples, me surpreendeu. Agora, segue a minha review:

Sistema

Muito fluido, com praticamente zero travamento, bonito e muito funcional. Aceita alguns aplicativos Java e possui alguns joguinhos. Eu consegui até instalar uma versão Java do Google Maps.

Ligações e SMS

O áudio das ligações é sensacional, muito audível e claro. O SMS é organizado por conversas, como um aplicativo de chat.

Inserção de texto no tecladinho T9

Bom é um teclado T9 meus caros. A inserção de texto é mais lenta e certamente vai te irritar, no começo, apesar de ser bem fluida e funcionar muito bem.

O texto preditivo é bem legal: Você sai digitando a palavra, clicando na tecla onde a letra se encontra (sem precisar clicar outras vezes) e ele te mostra uma lista com as possíveis palavras que poderiam ser compostas por aqueles cliques. O bom é que você pode adicionar novas palavras ou gírias que ele vai aprendendo.

Com o tempo você pega a manha e fica ágil.

Aplicativos

Como era de se esperar, não temos muitas opções, possui o Ópera Mini, com o qual você consegue abrir versões simples do Facebook e Twitter, mas funcionais. O celular já vem com ícones para este sites, que são na verdade hyperlinks.

Possui agenda, calculadora, lanterna, alarme, uma galeria multimídia, app de vídeo, Rádio, cronômetro, conversor de medidas, diversos idiomas, gravador de áudio.

Um salve especial para o player de música, que é muito bom, organiza as músicas por artistas, álbums, e permite criar listas, e pareia facilmente com outros dispositivos, projetando seu áudio em TVs, aparelhos de som e Notebooks.

A Web 3G é relativamente rápida (para um 3G, é claro). Dá para abrir numa boa um Gmail, por exemplo.

Câmera

É uma câmera simples de 2MP, não espere tirar fotos excepcionais, mas funciona razoavelmente bem. Dá para filmar também e possui flash. Veja alguns exemplos.

Bluetooth

Funciona muito bem! Consigo parear numa boa com dispositivos Android e meu computador Ubuntu.

Considerações Finais

Bom, é isso. Não pense em usá-lo como um smartphone, você não terá essa capacidade. Se você quiser usar o Nokia 3310 novo como um smartphone, você vai se decepcionar. Mas se você o analisar como um feature phone, vai sentir que é um aparelho sensacional, e cumpre exatamente o que se propõe.

No meu caso, eu costumo deixá-lo no meu bolso, enquanto mantenho meu Smartphone na pasta ou na mochila. Também costumo largar o Smartphone no carro, quando paro para fazer algo rápido, ou deixo no escritório quando saio para almoçar. Quanto ando pelo bairro, faço caminhadas ou vou correr, levo somente ele e um bom fone de ouvidos.

Detalhe, como eu sou um programador, e vivo em cima de um notebook, poderia passar com ele somente numa boa. Para minha esposa porém, não funcionaria, porquê ela não usa computador e precisa ter tudo na palma da mão. Por isso mesmo ela tem um Smartphone top de linha. Curiosamente ela acha bonitinho, mas para ela não serve.

Eu diria que o 3310 3G, se tivesse Whatsapp e um bom aplicativo de emails, poderia ser meu celular primário. Com a nova versão em 4G talvez tenhamos acesso a este tipo de funcionalidade.

Bom, é isso aí. Fico no aguardo dos comentários.

Um abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s